logotipo /imagens/bandeiras/pt.gif   /imagens/bandeiras/it.gif
   
Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8
Beata Alexandrina
Mensagem
Mística
Orações
Alexandrina no mundo
Processo | Glorificação

Notícias

2012-11-13 — VIVER O ADVENTO NO ANO DA FÉ COM A BEATA ALEXANDRINA

/imagens/noticias/2012/adventoanodafe.jpg
2012-11-13

É já no primeiro sábado de dezembro, dia 1, que se vai realizar um dia especial, em Balasar.

 

Em pleno Ano da Fé, propomos a entrada no Advento com a Beata Alexandrina. Este feriado será vivido com vários momentos que têm como finalidade aprofundar a Vida e a Mensagem da Beata Alexandrina, ela que foi uma verdadeira “mulher de fé”.

 

Segue o programa:

 

09h30: Acolhimento no Anfiteatro junto à casa da Beata Alexandrina

10h00: Reflexão sobre a Vida e a Mensagem da Beata Alexandrina

10h30: Reflexão “Alexandrina – Mulher de Fé”

11h30: Via Sacra

12h30: Almoço

14h00: Visita guiada

15h30: Oração do Rosário

16h00: Eucaristia

17h00: Despedida

 

Quem desejar, poderá reservar o almoço (entre em contacto para marcação).

 

Venha passar um dia diferente e traga a sua família e amigos para que todos possam crescer na fé, segundo o modelo da Beata Alexandrina.

2012-10-30 — 70 ANOS DA CONSAGRAÇÃO DO MUNDO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

/imagens/noticias/2012/icmaria.jpg
2012-10-30

 

Amanhã, celebra-se o 70º aniversário da primeira consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, realizada pelo Papa Pio XII, em Roma.

 

A Beata Alexandrina e o seu primeiro diretor espiritual – Pe. Mariano Pinho, SJ – tiveram um papel importante na concretização deste pedido divino:

“(Jesus) Manda dizer ao teu Pai espiritual que em prova do amor que dedicas à Minha Mãe Santíssima, quero que seja feito todos os anos um Ato de consagração do mundo inteiro num dos dias das suas festas...” (C.M.P.; 1935) Para conhecer melhor esta missão da Beata Alexandrina, visite o Site Oficial da Beata Alexandrina.

 

A 31 de outubro de 1942, realizou-se esta primeira consagração, renovanda ao longo dos anos pela Igreja.

 

A consagração ao Imaculado Coração de Maria deve acontecer “todos os anos” na Igreja, nas dioceses, paróquias, famílias e individualmente para que, por intermédio da Virgem Maria, se “apresse o triunfo do Reino de Deus, e todas as gerações humanas, pacificadas entre si e com Deus” e para que se entoe “o eterno Magnificat de glória, amor, reconhecimento ao Coração de Jesus, onde só podem encontrar a Verdade, a Vida e a Paz.” (Papa Pio XII)

Esta data será vivida com alegria.

 

2012-10-19 — CRISTÃOS DE FÉ, COMO A BEATA ALEXANDRINA

/imagens/noticias/2012/alexandrinafé.jpg
2012-10-19

 

Os santos e os beatos, os cristãos que levaram uma existência com fé viva mesmo no meio das tormentas, das humilhações, das tentações, das calúnias, dos opróbrios, das doenças, etc. são para nós modelo de vida de fé. Neste “Ano da Fé” temos que aprender com a Beata Alexandrina a crescer na fé, na adesão a Jesus e, com Ele, ao Pai, a viver com fé o quotidiano da vida, a sermos homens e mulheres de fé viva.  

Para continuar a ler clique aqui

2012-10-14 — UMA MULTIDÃO DE PEREGRINOS NAS CELEBRAÇÕES DO 13 DE OUTUBRO

/imagens/noticias/2012/festalexandrina (1).jpg
2012-10-14

 

No dia de ontem, Balasar viu chegar centenas de peregrinos para viver a Festa da Beata Alexandrina, no seu 57º aniversário do nascimento para o Céu.

 

Os peregrinos, provenientes de diversas zonas do país, chegaram desde manhã bem cedo até ao fim da tarde, depois de uma viagem a pé, de carro ou autocarro.

 

Das várias atividades – Conferência com o Pe. Dário Pedroso, visita guiada para um grande grupo de peregrinos a pé, entre outras – ressaltam-se as Eucaristias solenes e os momentos de Adoração Eucarística.

 

Na homilia da Eucaristia festiva da Beata Alexandrina, D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, afirmou: “De facto, Paixão de Cristo, culto eucarístico e devoção ao Imaculado Coração de Maria constituem o tripé onde assenta a espiritualidade de Alexandrina, como refere a Colecta desta Missa.”

 

Sobre o Ano da Fé, referiu que, “Quem tem fé não se limita a aceitar a existência de um Ser superior, mas confia plenamente n’Ele, abandona-se confiadamente a Ele, entrega-lhe a sua vida.”

 

Pedimos a Deus, por intercessão da Beata Alexandrina, nos faça saborear o dom maravilhoso de uma fé de diálogo filial e ajude a nossa sociedade a encontrar expressões de justiça e de fraternidade, fundamentalmente para com os mais necessitados.” – finalizou D. Manuel Linda.

 

Com muita emoção, o dia terminou com a visualização do filme “Alexandrina vive a Paixão”: uma gravação da Paixão que Alexandrina viveu todas as sextas feiras, de 1938 a 1942.

A Igreja alegra-se no dom da vida e mensagem da Beata Alexandrina.

Homilia de D. Manuel Linda veja aqui

2012-10-10 — D. MANUEL LINDA PRESIDIRÁ À EUCARISTIA DA FESTA DA BEATA ALEXANDRINA

/imagens/noticias/2012/ml.gif
2012-10-10

D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga, irá presidir à Eucaristia da Festa litúrgica da Beata Alexandrina Maria da Costa, em Balasar.

 

Os devotos da Beata Alexandrina acolhem com afeto D. Manuel Linda que já esteve presente em Balasar, celebrando outras datas comemorativas.

 

Recordamos o programa para este dia, o 57º aniversário da sua morte:

08h00 – Acolhimento ao Peregrino

09h15 – Conferência – Alexandrina e o Ano da Fé, com a presença do Pe. Dário Pedroso, no auditório junto da casa da Beata Alexandrina

10h30 – Eucaristia e bênção dos doentes preside o Pe. Dário Pedroso

12h00 – Exposição ao Santíssimo

17h00 – Adoração Eucarística

18h00 – Missa da Festa da Beata Alexandrina

19h00 – Filme: Alexandrina vive a Paixão (Aconselhado apenas a jovens e adultos)

 

Poderá assistir às celebrações em www.alexandrinadebalasar.com.

2012-10-08 — TARDE DE LOUVOR VIVIDA COM ALEGRIA EM BALASAR

2012-10-08

Ontem, a igreja de Balasar encheu-se para a Tarde de Louvor, animada pela Comunidade Canção Nova.

 

Por volta das 14h30, as pessoas foram chegando cheias de entusiasmo, provenientes de várias localidades, desde Braga ao Porto.

Para a animação da tarde, estiveram presentes quatro missionários da Canção Nova: Pe. Marcos Pereira, Evaldo Costa, Dijanira Morgado e Denilson Morgado.

 

Este momento de louvor começou com vários cânticos, seguido da pregação acerca de Maria, a Virgem do Rosário, com várias referências à Beata Alexandrina. Depois do intervalo, todos rezaram o terço mariano e adoraram Jesus Eucaristia, exposto no altar. O encontro finalizou-se com a Eucaristia, presidida pelo Pe. Marcos e concelebrada pelo Pe. Manuel Casado Neiva, pároco de Balasar, e pelo Pe. Sílvio Faria, salesiano.

 

Muitas pessoas assistiram à Tarde de louvor através da transmissão em direto no site oficial do Santuário Alexandrina de Balasar.

 

Todos partiram para as suas casas com alegria, recomendando um novo encontro para louvar o Senhor.

2012-10-03 — TEXTOS LITÚRGICOS PARA O DIA 13 DE OUTUBRO - MEMÓRIA LITÚRGICA DA BEATA ALEXANDRINA

2012-10-03

No dia 25 de abril de 2004, o Papa João Paulo II beatificou a Alexandrina Maria da Costa. Nesse mesmo dia anunciou que a sua memória litúrgica seria no dia 13 de outubro, data da sua morte. Neste dia é utilizada uma litúrgia diferente na celebração da Eucaristia.

Encontram-se disponiveis em pdf, os textos litúrgicos referentes à Memória liturgica da Beata Alexandrina, para a celebração desta festa , no dia 13 de outubro. 

Faça o download aqui

2012-07-01 — SITE OFICIAL DO SANTUÁRIO DA BEATA ALEXANDRINA DE BALASAR

imagens/noticias/2012/layout_site.jpg
2012-07-01

Depois de muitos meses de estudo e investigação, eis o Site oficial do Santuário e da Causa da Beata Alexandrina de Balasar: www.alexandrinadebalasar.com

Com o site queremos dar a conhecer a grande mensagem que Deus nos transmite através da Beata Alexandrina; informar os peregrinos e devotos de todos os eventos que se realizam em louvor da Beata Alexandrina; fornecer o necessário para que todos possam contactar com o Santuário da Beata Alexandrina, em Balasar.

 

Estamos conscientes que é um caminho muito longo a percorrer. Apenas estamos no início, pois o site será uma construção diária.

Vamos apresentar os pontos e temas fundamentais da mensagem da Beata Alexandrina. Em cada tema apresentamos textos de Alexandrina, não fazendo comentários. Os estudos e temas de reflexão sobre a Beata Alexandrina terão um lugar próprio.

 

Iniciamos o site com o menu de “Apresentação”, o menu “Beata Alexandrina”, com o tema “História de Uma Vida”, e o menu dos “Serviços”. Em breve o menu da Beata Alexandrina terá mais temas, e outros menus serão apresentados.

 

Queremos informar os Devotos da Beata Alexandrina que são muitas e diversas as páginas na internet que falam da Beata Alexandrina. Nenhuma é da responsabilidade da Fundação Alexandrina de Balasar e, por isso, não são oficiais, nem os textos da Beata Alexandrina que são colocados nessas páginas são reconhecidos pela Fundação Alexandrina de Balasar, única autorizada pela autoridade eclesiástica para estudar e divulgar a obra e mensagem da Beata Alexandrina de Balasar.

 

Contamos com a colaboração de todos os devotos da Beata Alexandrina. Para isso, no mesmo site, fornecemos os nossos contactos.

 

P. Manuel Neiva

Pároco de Balasar

Presidente da Fundação Alexandrina de Balasar

Destaques
/imagens/destaques/rsz_anopastoral2016_17.jpg
Agenda
18 de janeiro 2014
Festival de janeiras
05 de janeiro 2015
Epifania do Senhor
7 de janeiro 2018
Epifania do Senhor
12 fevereiro 2017
Celebração do Dia do Doente - Balasar
8 março 2014
Dia da Criança
30 maio 2013
Eucaristia, Adoração e Pregação | 21h00 - 24h00 | Pe. Dário Pedroso
8/9 junho 2013
Sagrado Lausperene
Novo horário das Eucaristias
Celebrações Eucaristicas
Localização

Ver mapa maior
ContactosMoradaHorários

Tel. Igreja: (00351) 252 951 601

Tel. Fundação: (00351) 252 951 264 

Tlm Fundação: (000351) 963 649 183

E-mail: fundacao@alexandrinadebalasar.com

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21

4570-017 Balasar PVZ

GPS     41º 24' 17'' N    8º 37' 31'' W

Receção da Igreja:

segunda feira a sábado

09h00-12h30 e 14h00-18h00

domingo

09h00 às 12h45 e 14h30 às 18h00 

                                      

Casa da Alexandrina:

Inverno

09h00-12h00 e 14h00-18h00

Verão

Semana - 09h00 às 12h00 e 14h00 às 19h00

Domingo e Dia Santo - 08h00 às 19h00