Nos passados dias 12 e 13 de outubro, Balasar acolheu centenas de pessoas para celebrar o 69º Aniversário da Morte da Beata Alexandrina. À semelhança dos anos anteriores, as cerimónias iniciaram-se com a procissão de velas, no dia 12, desde a casa da Beata Alexandrina até à Igreja Santa Eulália de Balasar. No dia 13, o Padre Dário Pedroso presidiu a celebração da Eucaristia às 09h00.

A Eucaristia das 11h00 foi presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Manuel Cordeiro, o qual referiu na homilia o episódio conhecido por “Jovem rico” mencionado no evangelho do dia. A mesma foi divida em 3 parágrafos.

  1. Seguir Jesus Cristo

Seguir Jesus é uma questão de multiplicação do dom da graça, “receberá cem vezes mais… juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna”. Jesus propõe deixar tudo para ter tudo.

As certezas e seguranças dos poderosos e dos sábios impossibilitam de dar graças. Só o pequenino, mesmo que seja já adulto na fé, como Alexandrina, aberto ao novo, pode viver, cantar e rezar como Jesus os louvores de Deus. Só o pobre ensina a viver apenas a simplesmente de amor e acolher a surpresa de Deus como o dom maior!

  1. Ano de Congresso Eucarístico Nacional e de Congresso Eucarístico Internacional.

Alexandrina amava a Eucaristia, procurando uma união íntima com Jesus Sacramentado: “Ó meu querido Jesus, eu me uno em espírito neste momento e desde este momento para sempre a todas as santas Hóstias da Terra em todos os lugares onde habitais sacramentado. Aí quero passar todos os momentos da minha vida (…) Sempre a consolar-Vos, a adorar-vos, a amar-Vos, a louvar-Vos e a glorificar-Vos!” (Autobiografia).

  1. Ser de esperança

Participar na Eucaristia, e viver a Eucaristia à maneira de Alexandrina não nos pode deixar igual. Cada vez que vimos à Eucaristia temos de sair transformados. Se saímos igual ao que entramos é porque não deixamos que o Senhor nos transforme, é porque não permitimos que o nosso coração seja abrasado. Celebrar e viver a Eucaristia é desejar ir pelo mundo ao encontro dos que mais precisam para lhes levar o amor de Cristo por cada um de nós.

Na tarde de dia 13 houve Adoração Eucarística, presidida pelo Padre Dário Pedroso e, as cerimónias foram encerradas com a Eucaristia às 17h00, presidida pelo Padre Manuel Neiva, pároco da Paróquia Santa Eulália de Balasar

Todas as cerimónias foram transmitidas em direto, pelo que poderá revê-las através do nosso canal de Youtube ou através do nosso Facebook Santuário Alexandrina de Balasar

X