A festa mais importante do cristianismo é a Páscoa, comemorada sempre no primeiro domingo após a lua cheia ocorrida com o fim do equinócio de primavera/outono. Essa festa, por sua vez, não é originária do cristianismo, mas sim do judaísmo, e o judaísmo recebeu-a das festas religião tradicional dos agricultores e pastores dos hebreus.
A Páscoa era uma antiga festa dos pastores de ovelhas. Era uma festa pré-israelítica. Era celebrada na primavera, e era marcada pelo sacrifício de um animal novo, com um ritual de sangue, para obter a fecundidade dos rebanhos e ter a proteção dos animais, espantando os espíritos maus para longe dos rebanhos. É provável que era esta a festa que os hebreus queriam celebrar no deserto (Ex 5,1).
“VIVER comPAIXÃO”
Continuamos o plano pastoral tendo como referência a virtude da Caridade, a parábola do Bom Samaritano e a vida de Alexandrina. “OLHAR comPAIXÃO” foi o lema para a Quaresma. O Tempo Pascal terá como lema: ”VIVER comPAIXÃO”. O Jesus da Paixão e Crucificado, agora é o Jesus que VIVE Ressuscitado, mas continua a sofrer a sua Paixão no irmão que sofre. O Santo Padre, na sua mensagem para a Quaresma, convida-nos a “viver a Caridade seguindo as pegadas de Cristo na atenção e COMPAIXÃO por cada pessoa”.
A vida de Alexandrina será a referência e exemplo para vivermos a virtude da Caridade e “VIVER comPAIXÃO”. Alexandrina viveu apaixonada por Jesus, pela vida digna e salvação das pessoas, da Igreja.
Semana Santa
A semana santa é para os cristãos a Semana maior. E diz-se assim não porque seja cronologicamente maior do que as outras, como se tivesse mais dias, mas porque nela os cristãos celebram com intensidade o mistério mais profundo e mais importante a partir do qual toda a realidade adquire sentido. Mais ainda: cada dia da semana santa, e muito especialmente o tríduo pascal tem uma tal densidade que concentra em si todo o sentido da história. Começa com o Domingo de Ramos ou da Paixão, quinta feira santa, sexta feira santa sábado santo e termina com a Vigília Pascal Domingo de Páscoa. Abarca, portanto, dias de Quaresma, até à Quinta-Feira Santa à tarde, e os dois primeiros dias do Tríduo Pascal
Programa
Domingo de Ramos
Santa Missa: 07h30, 09h00 e 11h00
Vamos fazer a bênção dos ramos nas Missas. As pessoas podem trazer ramos, mas não podem trocar ramos com as outras pessoas.
Tríduo Pascal
- Quinta feira Santa – Ceia do Senhor
Santa Missa às 20h30
Na quinta-feira Santa comemoramos a Última Ceia do Senhor, a instituição da Eucaristia, a instituição do sacerdócio e o Mandamento Novo
- Sexta feira Santa – Paixão do Senhor
– Celebração às 20h30
Neste Dia celebramos a Paixão e Morte do Senhor. Somos convidados a acompanhar Jesus na sua Paixão e Morte.
Celebração: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Sagrada Comunhão
- Hora de Oração e Silêncio – 15h00 – Morte do Senhor
Às três horas da tarde somos convidados a fazer silêncio e oração.
Visita à Igreja: Somos convidados a visitar Jesus no horto, na igreja
Dia de Jejum e Abstinência
São práticas da Quaresma, de um modo particular na sexta-feira Santa.
- Sábado Santo – Jesus no túmulo
Dia de silêncio
Neste dia somos convidados ao silêncio. Meditar na morte de Jesus.
Visita à Igreja: somos convidados a visitar Jesus no túmulo, na igreja
Festa da Ressurreição
- Vigília Pascal – celebração às 21h00
Vigília Pascal, a grande celebração pascal, a grande noite pascal.
Celebração: Bênção do Lume Novo e Círio Pascal, Liturgia da Palavra, Bênção da água do Batismo, Renovação das Promessas do Batismo e Eucaristia.
Cruz florida: Colocar flores e um pano branco na cruz da rua e nas casas
- Domingo de Páscoa – Dia do Senhor
Santa Missa: 09h00 e 11h00
Visita Pascal em Família
Este ano não podemos realizar a tradicional Visita Pascal. Estão proibidas todas as procissões. Podemos fazer a Visita Pascal em família.
Sacramento da Confissão
Terça e quinta-feira: das 16h00 às 18h00
Quarta-feira Santa: das 09h00 às 11h00, 16h00 às 18h00 e das 20h00 às 22h00
Páscoa em Família em Ano da Família
Além de celebrarmos a Páscoa em família a Igreja, também somos convidados a celebrar a Páscoa em Família, Igreja doméstica.