20 anos da Beatificação
25-04-2004
Com grande alegria, vamos celebrar vinte anos da Beatificação de Alexandrina Maria da Costa. Foi a 25 de abril de 2004 que o saudoso Papa S. João Paulo II alegrou todos os amigos e devotos de Alexandrina ao proclamar, em nome da Igreja, a sua beatificação. Chamou-lhe esposa de sangue. Transcrevemos as palavras do Papa na homilia ao referir-se a Alexandrina.
«”Tu amas-Me?” pergunta Jesus a Simão Pedro. Ele responde: “Tu sabes tudo, Senhor, bem sabes que Te amo”. A vida da Beata Alexandrina Maria da Costa pode resumir-se neste diálogo de amor. Investida e abrasada por estas ânsias de amor, não quer negar nada ao seu Salvador: de vontade forte, tudo aceita para mostrar que O ama. Esposa de sangue, revive misticamente a paixão de Cristo e oferece-se como vítima pelos pecadores, recebendo a força da Eucaristia que se torna o único alimento dos seus últimos treze anos de vida.
Pela esteira da Beata Alexandrina, expressa na trilogia “sofrer, amar, reparar”, os cristãos podem encontrar estímulo e motivação para nobilitar tudo o que a vida tenha de doloroso e triste com a prova maior de amor: sacrificar a vida por quem se ama.»