O sacramento da reconciliação é um encontro de amor e misericórdia entre Deus e nós. Esta é a mensagem de alegria e esperança que o Santo Padre transmite na edição de março de “O Vídeo do Papa”, convidando os fiéis a redescobrirem a força da renovação pessoal que a confissão tem nas suas vidas.
“Rezemos para que vivamos o sacramento da reconciliação com renovada profundidade e para saborear o perdão e a infinita misericórdia de Deus”, pede Francisco, num vídeo que começa precisamente com um momento em que o Santo Padre se vai confessar e em que afirma que o faz “para se curar, para curar a sua alma”.
“No coração de Deus, nós estamos antes dos nossos erros”, acrescenta o Papa, realçando a força que o amor de Deus tem na vida de cada um de nós.
O Papa Francisco explica que receber este sacramento não significa estar diante de um juiz, mas ir a um encontro de amor diante de um Pai que nos recebe e sempre nos perdoa. “O centro da confissão não são os pecados que contamos, mas o amor divino que recebemos e de que precisamos sempre”, refere, lembrando que esse amor vem antes de tudo: dos erros, das regras, dos julgamentos e das quedas.
Neste mês em que a intenção de oração do Papa é o sacramento da reconciliação, recordamos o pedido que o Santo Padre fez ao reitor do Santuário de Fátima no fim da Missa do dia 13 de Maio de 2017: “lembre aos confessores a necessidade de usarem a misericórdia e serem acolhedores.” Que as palavras do Papa toquem o coração de todos os confessores.
Padre António Valério
Diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal